Cartão de Crédito….Vilão ou Mocinho?

O cartão de crédito surgiu como um meio de pagamento para ajudar as pessoas a consumirem. Enquanto alguns o consideram uma maravilha, e outros o veem como algo muito perigoso, não se pode negar que deixou nosso dia a dia mais prático. As pessoas podem comprar pagando à vista ou parcelado, pagando somente após algum tempo.

Se você o utiliza de maneira correta, o cartão de crédito vira uma excelente ferramenta, que facilita e ajuda muito a sua organização financeira. Mas, se você não souber controlá-lo, este meio de pagamento pode virar uma grande dor de cabeça, que levará meses ou até alguns anos para ser resolvido.

Conforme divulgado em fevereiro deste ano (2021) pela ABECS, os pagamentos feitos pelos brasileiros com cartões de crédito, débito e pré-pagos chegaram a R$ 2 trilhões em 2020, o que corresponde a um aumento de 8,2% na comparação com 2019. Algumas vantagens no uso do cartão de crédito.

>> Prêmios, descontos, cashback, milhas

Uma das maiores vantagens é poder receber cashbacks, descontos e milhas para passagens aéreas. 

Se você souber usá-lo bem, poderá aproveitar esses benefícios, que variam de acordo com a bandeira e o tipo do cartão de crédito.

>> Pagamento no mês seguinte

Por mais que possa prejudicar o controle financeiro de uma pessoa, o fato de você poder comprar e pagar no mês seguinte é bem vantajoso caso não disponha do dinheiro no momento da compra, e/ou se estiver passando por um imprevisto ou emergência.

Mas vale lembrar que a pessoa deve ser organizada financeiramente, pois poderá se prejudicar (e muito) se decidir parcelar compras sem ter o valor disponível para quitá-las

Mesmo sendo um ponto positivo, portanto, É FUNDAMENTAL tomar cuidado para NÃO ADOTAR O COMPORTAMENTO de ficar sempre comprando para pagar no mês seguinte.

>> Controle das suas finanças

Muitos cartões de crédito, especialmente os que permitem o controle via aplicativos, mostram em tempo real as transações e gastos feitos pelo portador do cartão. Isso, obviamente, faz com que ele consiga se planejar financeiramente, estabelecendo uma quantia em que pode ser gasta mensalmente e se organizando adequadamente.

Se conseguir colocar todas as despesas em uma única fatura, poderá acompanhar seus gastos e analisar as despesas.

Assim, ficarão mais claros os seus gastos, podendo analisá-los e cortar o que for desnecessário.

>> Facilidade nas compras pela internet

Existem outros meios de realizar compras online, como boleto e PayPal (por exemplo). Mas não se pode negar que o cartão é mais prático e tem as compras aprovadas muito mais rápido. Enquanto um boleto pode levar até 3 dias para compensar, o cartão geralmente é aprovado na hora. Uma grande vantagem para quem tem pressa.

 

>> Garantia de maior segurança

É muito mais seguro andar com o cartão de crédito na rua do que com dinheiro, não é mesmo? Apesar de não ser à prova de roubos ou furtos, ter um cartão de crédito na carteira acaba sendo mais seguro do que andar por aí com dinheiro em espécie.

Em caso de perda, basta entrar em contato com a instituição que o emitiu o administra o cartão e pedir para bloqueá-lo.

>> Fazer viagens internacionais usando apenas o cartão

Algumas desvantagens no uso do cartão de crédito

>> Golpes e Risco de fraudes

Infelizmente, problemas como clonagem de cartões existem, bem como falsos sites que anunciam produtos para captar os dados financeiros dos consumidores. E este pode ser um risco e uma desvantagem de utilizar cartões de crédito no dia a dia, especialmente nos meios online ou em estabelecimentos físicos pouco confiáveis.

Antes de comprar em qualquer site, verifique-o para saber se o mesmo é verdadeiro e tem o certificado SSL. Para compras físicas, não deixe jamais seu cartão de crédito em mãos de terceiros e acompanhe a inserção do mesmo na “maquininha”.

>> Incentivo aos maus hábitos

Quem é muito compulsivo por compras pode se prejudicar com o cartão de crédito. Por facilitar o consumo, dando a possibilidade de pagar na fatura seguinte, uma pessoa com hábitos ruins de consumo pode acabar comprando tudo o que deseja e se afundar em dívidas. Portanto, deve-se ter muito cuidado.

Inconscientemente, muitos passam a pensar no cartão de crédito como uma renda extra. Tenha em mente, no entanto, que o cartão não coloca dinheiro no bolso, ele apenas tira!

O cartão de crédito, portanto, não pode jamais ser visto como fonte de renda extra ou uma salvação nesse sentido!

>> Acúmulo de parcelas

Muitas vezes você vai comprando…comprando…comprando, e nem percebe o quanto aquelas comprinhas parceladas, quando juntas, formam um montante grande na fatura. Parcelar em mais vezes pode ser tentador para que o valor pese menos no orçamento mensal, mas várias pequenas parcelas podem gerar uma fatura alta e difícil de quitar.

>> Golpes e Risco de fraudes

Infelizmente, problemas como clonagem de cartões existem, bem como falsos sites que anunciam produtos para captar os dados financeiros dos consumidores. E este pode ser um risco e uma desvantagem de utilizar cartões de crédito no dia a dia, especialmente nos meios online ou em estabelecimentos físicos pouco confiáveis.

Antes de comprar em qualquer site, verifique-o para saber se o mesmo é verdadeiro e tem o certificado SSL. Para compras físicas, não deixe jamais seu cartão de crédito em mãos de terceiros e acompanhe a inserção do mesmo na “maquininha”.

>> Juros Altos

As taxas de juros no cartão são estratosféricas, o que por si só já servem para nos alertar sobre o Gigantesco Problema que é ficar inadimplente com o cartão de crédito. A título de comparação, em Março deste ano (2021) a taxa do rotativo do cartão (para aqueles que pagam o valor mínimo na fatura) estava em 306,2% ao ano, ante uma taxa Selic a 2% ao ano, até a metade de Março.

Essas vantagens e desvantagens do cartão de crédito são relativas, porque vão depender totalmente do seu comportamento em utilizá-lo.

Se você estava contando com um veredito final, infelizmente não há. Se o cartão de crédito será o vilão ou o mocinho na novela “minha vida financeira”, só você pode escolher!! Qual é a sua Escolha?

Artigos recentes

Newsletter